Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

GINÁSTICA FUNCIONAL


A Ginástica Funcional. Guardem bem esse nome, porque ele está mudando o conceito de quem freqüenta as academias do Brasil e de muitas pessoas que têm pavor de malhação.

Apesar de não ser nova, a Ginástica Funcional- lançada há oito anos- está chamando atenção, porque compila várias técnicas e exercícios, entre eles, alongamento, aeróbica, core, pilates, musculação, dança e até movimentos circenses.
Uma aula criativa, dinâmica- no lugar dos alteres bolas, pranchas, fitas, e minitrampolim- na qual o aluno consegue trabalhar diferentes músculos e ao mesmo tempo as articulações. E com benefícios em menos de dois meses.
“Além do bem-estar imediato, os adeptos terão maior flexibilidade dos membros inferiores e superiores e equilíbrio entre corpo e mente”,
Tem o objetivo manter a sua plenitude do corpo por meio das atividades, tem vantagem na hora do esforço físicos do dia a dia.
A aula de Ginástica Funcional  tem duração de 50 minutos e pode ser realizada por todas as pessoas, a partir dos 15 anos, mesmo aquelas que tem restrição física.
Eu garanto , eu pratico !
Estou com uma lesão no piriforme e essa modalidade está me ajudando a trabalhar o corpo sem lesionar a região.
Muitas das atividades em nossa vida são executadas em múltiplos planos de movimentos simultaneamente. A ginástica funcional tem esse princípio, o de permitir que o treinamento físico seja mais aplicável aos movimentos do corpo em atividade do dia-a-dia, assim como em treinamentos específicos para o esporte. Sua prática estimula o fortalecimento de músculos centrais e mais profundos, contribuindo para uma melhora na estabilidade articular em geral, equilíbrio, coordenação e postura. Dentre seus principais equipamentos estão:


Bolas Suíças: Desenvolvidas nos anos 70 com o objetivo de reabilitação de problemas posturais, atualmente na área do fitness são um ótimo acessório para trabalhos de força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e alongamento.

Pranchas de equilíbrio: Assim como as Bolas Suíças, a prancha desenvolve propriocepção e equilíbrio por meio de suas reações de ajustes posturais a diferentes níveis de desequilíbrios.

Bancos de diferentes alturas: Quando saltados em série, adaptam o músculo a reagir rapidamente a uma deformação ou alongamento rápido chamado (Reflexo Miotático), sendo muito útil para o aperfeiçoamento da potência muscular.

Medicine Ball: Do tamanho de uma bola de voleibol ou basquete com peso de 2 a 15 kg, é eficientemente usada no tratamento de força pliométrica de membros superiores, para aumentar a força explosiva e potência.


Fonte: Internet

Um comentário:

Felipe disse...

Olá Ana, finalmente conheci seu blog, que por sinal é muito interessante e rico em conteúdo. Muito legal a reportagem do treinamento funcional. "Nós perdemos alguns movimentos porque nós não treinamos para o movimento, treine-os, fazendo do Treinamento Funcional uma Metáfora da sua Vida."

É isso aí...

Grande Abraço

Felipe Buarque,
Profº de futebol do CCP.