Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








domingo, 2 de janeiro de 2011

SAÚDE: LÍNGUA GEOGRÁFICA

Definição


A língua geográfica ou glossite migratória benigna é uma condição de causa desconhecida. Muitos pesquisadores tentam correlacionar língua geográfica com estresse, bactérias, fungos, vírus e mesmo com várias doenças, mas nada foi comprovado.

Parece haver certa predominância da língua geográfica em pacientes com asma, rinite e psoríase, mas nada ficou devidamente esclarecido. Pode-se pensar também (mas nada comprovado) em ingestão de alimentos muito quentes ou condimentados, uso de fumo e álcool. Outros pensam em causa hereditária.

Características clínicas

Esta afecção que atinge principalmente a face dorsal (superior) da língua caracteriza-se por manchas avermelhadas, irregulares, que se assemelham a um mapa geográfico, com bordas esbranquiçadas ou branco-amareladas e ligeiramente elevadas, em geral indolores, que mudam de lugar (migratórias), às vezes desaparecem e quando reaparecem têm nova forma e estão em locais diferentes.

Na verdade há uma perda passageira das papilas de certas áreas da língua, que se tornam levemente ulceradas e vermelhas. Essas regiões também ficam rodeadas por áreas brancas que surgem quando as papilas regeneram-se.

É ligeiramente mais freqüente nas mulheres e bem comum em crianças, especialmente naquelas com distúrbios emocionais e muitas vezes desaparecem em torno de sete ou oito anos de idade.



Note as áreas avermelhadas, onde as papilas desapareceram.









Note as áreas esbranquiçadas, onde há recuperação das papilas.




 

   



 Uma língua voltando ao padrão “normal”.



Sintomas

Geralmente os indivíduos acometidos pela língua geográfica não apresentam sintomas e quando apresentam restringem-se à ardência, especialmente ao ingerir alimentos com muito tempero, muito quentes e frutas cítricas, especialmente nos adultos. As crianças geralmente não se queixam de sintomas.


Diagnóstico

O diagnóstico é feito exclusivamente pelo aspecto das lesões e pela história da “doença” relatada pelo “paciente”. No entanto o médico deve estar atento ao fato de às vezes aparecerem concomitantemente doenças como micoses ou processos inflamatórios inespecíficos e estes precisam ser tratados.



Tratamento

A primeira coisa que o portador da língua geográfica deve saber é que esta é uma condição benigna, sem gravidade e sem perspectivas de provocar coisa mais séria.

O tratamento é puramente sintomático, isto é, aqueles que sentem dor ou ardência devem ingerir analgésicos somente quando os sintomas aparecem. Há quem diga que o uso de vitaminas do complexo B poderiam ajudar, mas isso foi tentado no passado sem demonstrar vantagens.


Atenção!



Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um ou vários profissionais da saúde e não se caracteriza como sendo um atendimento.

pesquisado na internet no site da Clínica Lucano



Nenhum comentário: