Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








terça-feira, 28 de setembro de 2010

UMA BOA NOITE DE SONO - por Marta Isabel Pedrosa


O sono, assim como a dieta e a alimentação, é importante para nossa mente e nosso corpo funcionar bem. Ele é necessário à sobrevivência.

É uma necessidade humana básica mas muitas pessoas sabem muito pouco sobre ele e a sua importância e tentam se manter com poucas horas de sono.

O sono é uma necessidade de nosso organismmo .  

Embora a insônia possa liderar a lista,existem vários distúrbios do sono que acometem pessoas normais:agitação,problemas de digestão,sonhos recorrentes,suores noturnos,sono excessivo,bruxismo(ranger dos dentes),entre outros.Muitas vezes o conflito em relação ao sono se deve a uma inquietação por tarefas não concluídas.

Quando dormimos ocorrem milhões de reações, tais como: reparos em todos os nossos órgãos vitais, elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que irão se agregar aos tecidos dos nossos órgãos renovando-os.O sono nos mantém saudáveis,melhora nossa qualidade de vida e aumenta a longevidade.

Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

Algumas dicas para dormir bem:



À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão em menores quantidades.

Tome um copo de leite morno

Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes pois são estimulantes .

Apague todas as luzes.

Tire da cabeceira o telefone celular e relógios

Tome um banho quente

Tente fazer um alongamento

Deixe sua mente descansar. Procure o que lhe dê tranquilidade como o silêncio, meditação e oração.

Todos precisamos de dormir, embora essa necessidade possa variar de pessoa para pessoa. Para alguns seis horas podem bastar.

Para outros são precisas nove horas para que se sintam em forma no dia seguinte. Apesar destas variações, uma coisa é certa : todos precisamos de um mínimo de horas de sono diárias.

Considera-se que o sono é suficiente quando produz um estado de alerta total e uma sensação de bem-estar no dia seguinte.
 
 
Por Marta Isabel Pedrosa - http://www.facebook.com/Marta.I.S.P

Nenhum comentário: