1) Camila há quanto tempo você está em constantes atividades no mercado?
Qual a sua especialidade?
Terminei a Residência Médica em Dermatologia Clinica, Cirúrgica e Estética há 8 anos, e desde então comecei a atuar em Piracicaba, minha cidade natal.
2) Quais são os melhores tratamentos indicados para a pele no inverno? (Tanto facial quanto corporal)O inverno é a época mais adequada para realizar tratamentos que deixam a pele mais sensível ao sol, como lasers e peelings.
Os peelings químicos consistem na aplicação de ácidos, com diferentes capacidades de penetração na pele, e que promovem vermelhidão e descamação. São utilizados para tratamentos de manchas solares e melasmas, e poros dilatados. Melhoram também a textura da pele e rugas finas, deixando-a mais uniforme, e com aspecto rejuvenescido. São utilizados ainda pra tratamento de estrias.
Já os lasers também clareiam as manchas, melhoram a textura, poros, vasos (telangiectasias) e tem uma capacidade maior de estimular o colágeno quando comparado aos peelings, e, portanto, melhoram mais a flacidez e rugas mais profundas.
O laser de CO2 fracionado é considerado atualmente o tratamento padrão ouro em rejuvenescimento da pele. Sua luz por ter um grande comprimento de onda, é o que consegue agir no colágeno mais profundo da derme, causando a remodelação e produção de novas fibras colágenas. Desse modo, produz excelentes resultados no tratamento da flacidez, rugas profundas, cicatrizes (acne, pós-operatório) e estrias. Porém causa inflamação, o que deixa a pele vermelha e inchada por 3-4 dias, e deve-se evitar a exposição solar intensa durante 1 mês. Devem ser realizadas 2 sessões para rejuvenescimento, e no caso das estrias e cicatrizes de 3-5 sessões. O intervalo mínimo entre elas é de 30 dias, e a manutenção é feita através de 1 aplicação anual. Pode ser realizado em qualquer região (rosto, pescoço, colo, mãos), e até mesmo pra flacidez corporal.
A depilação a laser também é um tratamento que deve ser realizado preferencialmente no inverno, já que não pode ser aplicado em peles bronzeadas e deve-se evitar o sol por 5-7 dias após a aplicação.
A subcisão, técnica realizada para tratamento de depressões de celulite e cicatrizes de acne, por causarem hematomas também devem ser realizadas no inverno, é necessário evitar a exposição solar até que o mesmo seja reabsorvido.
3) E os cabelos, quais são os tipos de tratamentos mais indicados para hidratar?Cabelos hidratados são sedosos, saudáveis, com brilho e volume na medida certa. Isso porque a hidratação repõe a umidade natural dos fios e seus nutrientes, além da queratina e outras proteínas, deixando-os maleáveis e mais resistentes inclusive para suportar melhor as químicas.
O excesso de secador, o sol, o vento, a poluição, a água do mar e piscina, e as químicas (permanentes, alisamentos, colorações e descolorações) abrem as escamas dos fios, favorecendo a perda de água e nutrientes, e consequentemente, da sua elasticidade. Desse modo os fios ficam quebradiços, com frizz, excesso de volume e sem brilho, já que as escamas abertas impedem que a luz se reflita.
Os principais componentes utilizados nas hidratações são: a queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina, sendo que algumas pessoas optam por utilizar ingredientes naturais como abacate, azeite, mel, iogurte e óleo de amêndoas.
Cabelos secos devem ser hidratados 1 x/semana; já os normais e oleosos 1x/cada 15-30 dias, sendo que esta freqüência bem como o tipo de hidratação, também variam de acordo com o estado do fio, seu ressecamento e alterações estruturais. Antes da hidratação é importante lavar os cabelos com xampu anti-resíduos pois abre as cutículas dos fios, aumentando a penetração dos ativos.
Para cabelos excessivamente danificados, é indicada a cauterização (requeratinização ou plástica capilar) que promove a reestruturação capilar através da reposição da queratina e aminoácidos, preenchendo as fissuras desde a porção mais interna do fio (córtex) até a superfície (cutícula). São usados produtos especiais, e após os cabelos são secos com secador e chapinha para aumentar a penetração dos ativos e selar as cutículas.
4) Em relação aos pés e os fungos, quais os cuidados necessários para o inverno? Como evitar o contágio de fungos?No inverno, como usamos mais calçados fechados, propiciando mais umidade, devemos ter cuidado dobrado com os fungos, os quais causam as temidas micoses. Sempre deixar os calçados expostos ao sol após serem utilizados; usar meias; secar bem os pés após o banho, de preferência com o secador; usar chinelos para tomar banho em local público (clubes, saunas, etc); usar seu próprio material em manicures ou certificar-se que o mesmo é esterilizado adequadamente.
5) A pessoa que está com fungos nos pés (frieira, micose), como deve proceder? Qual o tratamento indicado?Depois de contaminado, a pessoa deve manter esses mesmo cuidados, não usar objetos de terceiros e procurar um dermatologista para saber qual é o melhor tratamento, pois dependendo da gravidade e da localização da micose, podem ser utilizados antifúngicos tópicos e/ou via oral por aproximadamente 1 mês.
Nos casos da onicomicose (micose das unhas), pedir à manicure que deixe sempre a unha acometida para ser cuidada por ultimo para evitar que contamine as outras unhas. O tratamento tem que ser realizado regularmente e por um período de tempo que varia de 6 a 12 meses.
Clinica Camila Caitano
Av Brasil, 1082 - Piracicaba SP / (19) 3435-3900
http://www.camilacaitano.com.br/
2 comentários:
Amiga Ana Delfs: gostei muito do seu blog! Até porque eu conheço a Amazónia Belém Salinas no Estado do Pará.
Conheço Manaus no Estado de Amazonas, inclusive o hotel Ariaú, onde estive hospedado 3 dias.
Mas gosto muito que me falem do Brasil de modo geral.
Envio-lhe muitos beijos e desejo-lhe tudo de bom deste mundo:Arlindo Barbosa: Santo Tirso Portugal.
Oi Ana
Navegando pela net deparei com teu blog e por coincidência somos da mesma cidade. Parabens pelos comentários e intrevistas.
Abs.
Junior
Postar um comentário