Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como manter a saúde na viagem


Passeando pela web, achei esse site muito interessante, falando sobre saúde, resolvi colocar aqui pra vocês.
O site é http://www.turismonaweb.com.br/  quem quizer conferir.

1. Remédios

Leve com você todos os remédios que toma habitualmente, em vez de deixar para comprá-los no exterior. Caso você queira comprar medicações, seu médico precisa fazer uma receita com o nome genérico do produto (o nome comercial pode variar de um país para outro).


Em muitos países, mesmo com a receita do seu médico, você pode ter que passar em uma consulta com um médico local para conseguir os remédios.

2. Seguro-saúde

Estatísticas demonstram que uma a cada 30 pessoas viajando pelo exterior usa serviços médicos de emergência. Um seguro-saúde pode evitar despesas no caso de uma internação hospitalar.

A grandes operadoras de turismo oferecem esse tipo de seguro que cobre despesas médicas, internações e transporte em caso de acidentes ou emergências médicas durante a viagem. O custo é de cerca de US$ 1 a 2 dólares por dia de viagem.

3. Alimentos

Alimentos vendidos nas ruas devem ser evitados. Fique atento ao noticiário sobre epidemias de cólera. Evite comer alimentos crus ou muito apimentados.

4. Água

A água no hotel deve ser usada somente para o banho. Para beber, prefira mineral. Em países onde só há água engarrafada com gás, deixe-a descansando no copo até as bolinhas gasosas desaparecerem, se preferir.

5. Altitude

Em cidade situadas a mais de 2 mil m de altitude, a pressão parcial do oxigênio diminui e pode provocar falta de ar e cansaço, até que o organismo se adapte. Antes da viagem, tente descansar pelo menos 24 horas em localidade mais baixa, sem fazer muito esforço físico.


Compre os remédios necessários antes de viajar
Em muitos países, mesmo com a receita do seu médico, você pode ter que passar em uma consulta com um médico local para conseguir os remédios.

É melhor você levar os remédios que toma habitualmente do que deixar para comprá-los no exterior. Leve-o em estoque suficiente para a duração da viagem, juntamente com seus dados clínicos (tipo sangüíneo, alergias, etc.) e receitas (de óculos, inclusive).

Na receita deve constar o nome genérico do remédio, já que o nome comercial pode variar de um país para outro.

Caso você queira comprar medicações, seu médico precisa fazer uma receita com o nome genérico do produto.

Usar lentes de contato em vôo pode causar lesão na córnea
Usar lentes de contato durante uma viagem de avião pode causar danos à córnea. A concentração menor de oxigênio e a falta de umidade na aeronave provocam o ressecamento do olho, que fica inchado com o atrito da lente de contato e causa desconforto.

Para amenizar a irritabilidade dos olhos durante o vôo, algumas gotas de colírio de lágrima artificial diminuem o sofrimento, mas não evitam possíveis danos à córnea.

A lesão consiste no deslocamento da camada superficial da córnea, comum nas viagens de avião acima de duas horas de duração.

Para esse tipo de dano ocular, considerado leve, nenhum tratamento ou medicação são indicados por especialistas. O melhor a fazer é deixar de usar as lentes de contato até que os olhos se restabeleçam por si. Isso pode acontecer em horas ou em alguns dias, de acordo com a sensibilidade de cada um.

Durante esse período de convalescença, a pessoa vai sentir dor no local, lacrimejamento e vermelhidão. Em pessoas com maior sensibilidade ocular pode ocorrer uma infecção, que se não tratada devidamente, transforma-se em úlcera de córnea. Mais grave, a úlcera tem como conseqüência a diminuição da visão no futuro.

Em vôos de até duas horas de duração é possível usar as lentes de contato sem prejuízos à visão, porém, recomenda-se não dormir com elas durante a viagem.



Fonte: Milton Kara José, professor titular dos departamentos de Oftalmologia da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
www.turismonaweb.com.br/medicamentos

Aguardem que tem parte 2 !

Nenhum comentário: