Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








sábado, 11 de setembro de 2010

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL X NUTRIÇÃO por Daniela Mendes Tobaja - Nutricionista

A constipação ou obstipação intestinal acomete em uma grande parte da população. O termo constipação tem diferentes definições, alguns autores consideram o aumento da consistência ou ressecamento das fezes, outros o retardo na defecação (menor que três evacuações/ semana), esforço para evacuar em mais do que 25% das evacuações, fezes endurecidas (cíbalos), dificuldade ou dor para evacuar, sensação de evacuação incompleta, evacuação esporádica de fezes muito volumosas.


Quanto maior o tempo de transito intestinal, maior a absorção de grande quantidade de fluidos, tornando as fezes ressecadas e endurecidas. Além de inúmeros desconfortos (dor abdominal, flatulência) a constipação pode provocar doenças ainda mais serias como o câncer.   

A constipação intestinal pode ser multifatorial, podendo estar relacionada com uma dieta inadequada (excesso de alimentos industrializados e baixo teor de fibras), sedentarismo, medicamentos, alterações endócrinas e metabólicas, além de doenças, neurológicas, distúrbios psiquiátricos entre outras.

A alimentação rica em fibras tem um papel muito importante para quem sofre com este quadro.

A recomendação diária de fibras alimentares pode variar de 25 – 35g / dia.

Procure consumir alimentos como: frutas (com casca, onde está grande parte das fibras), folhas, verduras, leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha), probióticos (leite fermentado e iogurte), cereais e grãos integrais (aveia, arroz integral, macarrão integral, pão integral, linhaça, trigo,etc.).

A ingestão de água é fundamental, pois as fibras (insolúveis) funcionam como esponjas que vão absorvendo água, aumentando o peso do bolo fecal, diminuindo o transito intestinal.


Por Daniela Mendes Tobaja - nutricionista

Nenhum comentário: