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terça-feira, 28 de junho de 2011

Propaganda enganosa de melhoras na educação brasileira , por Varuna Viotti Victoria

Desde a campanha presidencial que políticos em geral falam em nome de uma grande melhora na qualidade da educação brasileira. Ouvimos isso durante toda a campanha para presidente, ouvimos isso em propagandas políticas de partidos aliados ao do Governo, ouvimos e lemos sobre grandes melhoras na educação municipal em nossas cidades.

O que sabemos na realidade é que, de fato houve um aumento expressivo na construção de escolas e creches em nosso país mas a pergunta é exatamente essa: quantidade maior de escolas significa melhora na educação brasileira?

Construir prédios para depositar crianças e poder dizer que os números mudaram para melhor a nossa educação é continuar fechando os olhos para o sério problema na educação sistematizada em nosso país.

Enquanto se gasta muito dinheiro com obras para construir escolas e creches para dizer que, governantes estão investindo na educação brasileira, a qualidade dessa educação continua péssima, sofrível e vergonhosa.

Alunos continuam chegando semi-analfabetos ao término do ensino fundamental. Não sabem ler, interpretar, aprendem muito pouco ou quase nada e continuam seguindo o seu triste caminho, sem possibilidade real de mudança de vida individual e também coletiva pois, uma nação só pode se declarar desenvolvida quando tem um povo bem educado.

A falta de professores continua crescendo e isso deixa alunos sem aulas, desocupados e a aprendizagem cada vez menor.

A falta de vergonha de muitos políticos brasileiros continua promovendo um desvio de verbas destinadas às melhorias na educação, chegando ao ponto de faltar merendas, carteiras, material básico para que professores possam cumprir sua missão.

Enquanto isso, órgãos responsáveis pelo planejamento técnico da nossa educação aprovam absurdos como permitir que a Língua Portuguesa seja falada e escrita errada porque simboliza a linguagem popular que deve ser respeitada.

Respeitar alunos significa exatamente o contrário. Cabe à escola abrir o universo do aprendizado, o que implica a linguagem correta como forma de ampliar conhecimentos e a cultura desses alunos. Quando eles prestarem o vestibular ou entrarem no mercado de trabalho, essa linguagem correta será cobrada em seu desempenho escolar e profissional.

Livros didáticos com erros grotescos são aprovados e distribuídos aos alunos sem a menor preocupação com o efeito que terão sobre a educação brasileira.

Será que esse quadro triste simboliza melhoras em nossa educação?

Construir prédios para escolas pode ser até uma forma menos problemática para desvio de verbas, infelizmente tão comum em nossa realidade mas não significa melhorar a educação brasileira. De nada adiantam esses prédios se, dentro de suas salas não houver uma real qualidade de ensino. De nada adiantam, se não houver um respeito ao professor e aos alunos que ocuparão essas salas.

Essa verba seria muito melhor aproveitada se fosse usada para pesquisas e estudos sérios que promovessem com mudanças necessárias uma melhor qualidade em nossa educação.

Quando se fala em educação, quantidade não significa qualidade. È claro que, queremos todos os nossos jovens e crianças em salas de aula mas com qualidade, com a possibilidade de crescerem como pessoas e, infelizmente, nossas escolas ainda não cumprem satisfatoriamente essa missão.
Varuna Viotti Victoria, pedagoga

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