Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








quarta-feira, 18 de maio de 2011

Lavar as mãos: um ato simples, econômico e que pode salvar milhares de vidas . Por Gisele Pavin


De acordo com dados da UNICEF (United Nations Children’s Fund.), todos os anos as doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas causam a morte de mais de 3,5 milhões de crianças menores de 5 anos no mundo. Sabe-se que no Brasil, cerca de 70% da mortalidade infantil concentra-se no período neonatal. As afecções perinatais representam a principal causa de mortalidade neonatal e respondem por cerca de 50% das mortes de menores de 5 anos. Boa parte dessas mortes poderia ser evitada através do simples hábito de lavar as mãos com sabonete e água, especialmente após usar o banheiro e antes de preparar os alimentos. Esta prática ajuda a reduzir em mais de 42% os casos de doenças diarréicas, e em quase 25% os casos de infecções respiratórias.


Entretanto, incentivar a lavagem das mãos em regiões onde há escassez de água potável e saneamento básico ainda é um desafio. No Brasil, a pesquisa “Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil”, de abril de 2010, realizada pelo IBOPE Inteligência mostrou que 1/3 das 277 entrevistadas não acha que lavar as mãos seja uma ação de boas maneiras. A pesquisa ouviu mulheres das classes sociais A, B, C e DE, em todas as regiões do Brasil, mães de crianças entre 4 e 12 anos. Dentre elas, apenas 25% afirmaram se importar em garantir que seus filhos lavem as mãos com sabonete depois de ir ao banheiro. A pesquisa mostrou a preocupação das brasileiras sobre a importância de lavar as mãos com sabonete antes das refeições, mas há a relutância de fazer isso de fato, deixando claro que esse não é um hábito de higiene usual. 
 
Vale lembrar que é recomendado lavar as mãos com sabonete no mínimo em cinco ocasiões – banho, após ir ao banheiro, antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Em uma rotina comum, isso representa lavar as mãos com sabonete mais de dez vezes ao dia, no entanto, no Brasil, a média de vezes que as mães entrevistadas declaram que seus filhos lavam as mãos com sabonete é de cinco vezes.


Evidências sugerem que a higienização feita somente com água é significativamente menos efetiva para eliminar germes do que se utilizássemos sabonete. Entretanto, em média, apenas de 0% a 34% das pessoas utilizam sabonetes para lavar as mãos. O uso do sabonete agrega um valor ao tempo que se usa para lavar as mãos, uma vez que o produto elimina a gordura e a sujeira que contém a maioria dos germes, além de deixar as mãos com um odor agradável, criando incentivo para seu uso. Os sabonetes antibacterianos mostram-se os mais efetivos para eliminar os germes que causam doenças e se utilizados corretamente, tanto a barra e sabonetes líquidos são igualmente eficazes na limpeza e na remoção de germes.

Dessa maneira, lavar as mãos é um ato saudável e multiplicar este gesto também!

1. Molhe as mãos e os pulsos com água;

2. Aplique sabonete até cobrir toda a superfície das mãos;

3. Esfregue as mãos com a palma direita sobre a mão esquerda, e vice-versa;

4 - Entrelace os dedos e esfregue bem o espaço entre eles, incluindo os polegares;

5 - Lave bem o dorso das mãos, os pulsos e os espaços debaixo das unhas, eliminando qualquer sujeira mais resistente;

6 - Deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos;

7 - Enxague bastante com água corrente;

8 - Seque as mãos com a toalha (em casa), ou com uma toalha de papel descartável;

9 - Se estiver na rua, o ideal é que você use uma toalha de papel para fechar a torneira. Evite tocar na pia.

" Para verificar a bibliografia consultada entre no site http://www.abran.org.br/  você vai ficar paralisado com tanta informação boa que tem lá. É sobre nutrologia, fantástico !"

Nenhum comentário: