Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

BOTOTERAPIA - HOTEL ARIAÚ - MANAUS - AM

Com seu início em julho de 2005, município de Novo Airão. Reinicio em 2008 no Hotel de Selva ARIAÚ AMAZON TOWERS.


Uma nova terapia complementar de tratamento de saúde está melhorando a vida de muitas crianças portadoras de necessidades especiais ou com doenças graves da região de Manaus, no Amazonas. Desenvolvida há três anos pelo fisioterapeuta mineiro - e apaixonado por golfinhos, Igor Simões, a técnica da bototerapia é aplicada em um flutuante localizado a 35 km de Manaus, nas proximidades do lago do Ariaú, no Rio Negro. Ao todo cerca 45 crianças de entidades filantrópicas da região fazem uso da Bototerapia. A técnica da Bototerapia, ou Terapia Assistida por Golfinhos de Rio, como também pode ser chamada, é uma terapia complementar na área da saúde que utiliza o potencial terapêutico dos botos-vermelhos ou botos-cor-de-rosa, que se destacam pela  característica de serem alegres, em atividades com crianças portadoras necessidades especiais, que se encontram ou não em tratamento fisioterapêutico
Atraídos pela brincadeira com bolas e alimentos, os botos-vermelhos chegam ao flutuante, cedido pelo hotel de selva Ariaú Amazon Towers, que apóia o projeto desde o início. O fisioterapeuta explica ainda que os animais possuem uma região, conhecida como “melão”, com uma lente acústica por onde as ondas ultra-sonoras são emitidas. Essas ondas refletem sobre os corpos sólidos e retornam como eco, informando o boto sobre a distância, forma, consistência e outras características dos objetos, em águas negras ou barrentas, com reduzida ou até nenhuma visibilidade.


Boto
Dentre todos os golfinhos, o golfinho de rio, mais conhecido na região como boto, é um dos que possui o sonar mais potente, resultado da pouca visibilidade de nossos rios. Destes o Inia Geoffrensis, ou boto vermelho, se destaca pelo enorme tamanho do sonar e é o mamífero que mais alegremente participa de nosso projeto.

Características dos animais: Peso ao nascimento em torno de 7 kg, tamanho ao nascimento 80 cm, peso adulto 85 a 160 kg, tamanho adulto 1,8 a 2,5 m, estação de procriação de outubro e novembro, nascimento de filhotes de maio a julho e duração da lactação 1,5 anos. É mais ativo ao amanhecer e ao entardecer, horário de descanso com sol a pino, cada mergulho dura de 30 a 40 seg. até 3 minutos, não dorme, mas cochila reduzindo seu metabolismo revezando entre os indivíduos do grupo. Fonte: (SILVA, 1998).



Projeto ANAHATA


A terapia faz parte do Projeto Anahata, que busca a integração à natureza e o desenvolvimento humano, desenvolvido também pelo fisioterapeuta Igor Simões. A proposta é realizar cinco sessões de interação com os golfinhos associada à técnica Rolfing e fisioterapia manipulativa antes, durante e depois da interação.

As sessões são iniciadas com uma palestra, depois é feita uma aproximação, um contato, a aceitação e, por último, um aprofundamento. Todo o tratamento (cinco sessões de rolfing + interação lúdica com os botos vermelhos) dura entre dois a três meses, em média, por criança.

A equipe que realiza o projeto é composta de cinco profissionais: além do fisioterapeuta Igor, uma bióloga e professora de Ioga, uma psicóloga, um educador físico e mais um fisioterapeuta. Os três últimos são voluntários.

Além de crianças portadoras de deficiências, a bototerapia é estendida a pessoas que sofrem de estresse, depressão, ou àquelas que tenham afinidade com os animais e que não queiram apenas alimentá-los e sim interagir com eles. O trabalho é de graça para as crianças das instituições filantrópicas, mas para as outras pessoas interessadas, o valor do tratamento é combinado com o fisioterapeuta e doado ao Instituto Anahata, do qual faz parte a bototerapia.

Os benefícios da bototerapia alcançados pelas crianças que realizaram o tratamento são muitos, pois houve uma melhora significativa na auto-estima, no humor, na imunidade, na alegria, na psicomotricidade, na estimulação e na integração sensorial que gera neuroplasticidade”, explica Igor.

Segundo Igor, o projeto realiza agora a seleção de uma equipe médica para fazer o tratamento com a bototerapia. Para saber mais, basta entrar em contato com o fisioterapeuta pelo blog  http://igorsimoes.blogspot.com/

Fonte: http://www.oarquivo.com.br/
          http://www.viverde.com.br/bototerapia

Um comentário:

Arlindo Barbosa disse...

Qurida Ana este seu blog é muito bom, e tudo que voc~e comenta está bem explicito. quanto ao hotel Ariaú eu conheço bem porque estive hospedado neste 3 dias.
mas continue a trabalhar assim que rapidamente passa ao jornalismo.
não precisa muito porque você já está no caminho certo. Beijos e tudo de bom inclusive saúde, que é o mais importante. Adeus.