Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Educação Alimentar x Crianças por Daniela Mendes Tobaja - Nutricionista

Como incentivar o consumo de alimentos saudáveis aos filhos?

De acordo com novos estudos é durante a gestação que se inicia o paladar dos bebes (feto), portanto, a diversidade dos alimentos consumidos pelas gestantes é muito importante para melhor aceitação e formação das preferências alimentares das crianças futuramente.

Inicialmente, todos os alimentos são bem aceitos pelas crianças, mas em determinado momento muitos alimentos (principalmente as verduras), deixam de ser bem aceitos, o que se torna um tormento para os pais. Mas e o que fazer para que isso não aconteça com o seu filho?

1-) A hora da refeição ou lanche deve ser um momento de tranqüilidade e prazer, tanto para os pais como para os filhos. É muito comum observarmos as mamães tensas nesta hora, já supondo a não aceitação do alimento pelo seu filho.

2-) Se a criança recusar se alimentar, o ideal é não insistir muito, retire o prato e guarde, no momento em que a criança apresentar fome lhe ofereça este prato novamente. O erro mais freqüente cometido pelos pais, é a oferta de outros alimentos (como iogurtes, bolachas, entre outros bem aceitos pelas crianças), para que a criança não fique sem comer. Esta troca, se torna “muito vantajosa” para as crianças e esta substituição será por diversas vezes solicitada.

3-) É muito importante que os pais não forcem ou chantageiem as crianças dizendo: “se você comer tudo ganha um chocolate”, assim você reforça que o gosto é o “prêmio” , que seria o chocolate. É importante sim, incentivar as crianças a provarem mais de uma vez o mesmo alimento, mas caso a criança diga que não gostou, deixe para que outro dia ela prove novamente.

4-) Misturar as verduras com o arroz, feijão ou a carne, são ótimas estratégias. Dica: cozinhar a beterraba no feijão ou utilizar a água do cozimento da beterraba para fazer o arroz, desta forma você garante um maior aporte de micronutrientes, tão importantes para as crianças.

5-) Quando você (Papai ou mamãe), for fazer uma refeição com seu (s) filho (a) ressalte a ele o gosto dos alimentos, como:“ que gostoso”. A sua opinião é muito importante para eles.

6-) Levar as crianças para conhecer a horta é um ótimo exemplo de como tornar- las mais próximas dos alimentos, conhecendo suas origens.

Com essas dicas, espero estar contribuindo para um crescimento mais saudável e uma melhor qualidade de vida para seus filhos e consequentemente para você.



Receita para família:
BRIGADEIRO DE CASCA DE BANANA

INGREDIENTES:

. 3 cascas de banana

. 1 xícara de açúcar

. 2 colheres de sopa de achocolatado em pó

. 1 xícara de leite (morno)

. 2 colheres de sopa de leite em pó

. 1 colher de sopa de margarina

. Granulado



MODO DE PREPARO: Triture ou pique a casca da banana em pedaços miúdos e leve ao fogo juntamente com o açúcar. Mexa até que fique com consistência. Acrescente os demais ingredientes, misturando sempre. Quando o brigadeiro estiver desgrudando da panela, desligue o fogo e o leve para a geladeira. Modele os brigadeiros em formato de bolinhas e passe no granulado.


Texto de Daniela Mendes Tobaja - Nutricionista

Nenhum comentário: