Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !


http://www.anadelfs.blogspot.com/
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS








quinta-feira, 27 de maio de 2010

FIM DE SEMANA EM FLORIPA DE 21 À 23/05/2010

De tudo um pouco
Os pratos à base de frutos do mar são a principal atração gastronômica de Florianópolis. Come-se bem na Ilha de Santa Catarina, pelo simples fato de que aqui está o maior viveiro de frutos do mar do país.


Mas Floripa cada vez mais assume um papel cosmopolita. A cidade recebe vários universitários e pessoas das mais variadas idades e culturas que trazem na bagagem novos gostos e temperos. Toda essa miscigenação transforma a Ilha da Magia em uma diversidade gastronômica impressionante que reflete no prato do dia-a-dia.

Assim, atualmente Floripa concentra um grande número de restaurantes das mais variadas especialidades.

Logo que chegamos, descobrimos o Café Riso Plage

Já me encantei com o Maitre Rafa que nos atendeu maravilhosamente !
Um ambiente delicioso, uma decoração perfeita e a comida divina!
De entrada comemos camarões empanados com molho rosé e como prato principal, olhe só:



Plancha de Badejo: acompanha arroz de açafrão e páprica, farofa de biju, batatinhas rústicas, mix de folhas verdes, legumes grelhados em azeite virgem, vinagrete brasileiro e vinagrete sicilianos.



                             J. , Rafa, Chef Catiane Tomé e Chef Pedro Soares Medeiros
E como sobremesa: creme Catalão (semelhante ao creme brulé, mais líquido e cítrico)

O Café Riso Plage foi premiado pela Veja como a melhor cozinha variada em 2009.
Fica na praia de Jurerê Internacional, na Rua Icaraís, s/n . Posto da Praia.

                     
                                                                                                                    Como ficamos em Jurerê Internacional, no Il Campanário Jurerê Resort alugamos um golzinho e fomos desbravar a ilha.

No dia seguinte depois de um delicioso café da manhã....

                                                                                       
Fomos em direção a Canasvieiras (parte norte) bonita, praia sem ondas. Depois fomos à Praia dos Ingleses, e rumamos em direção ao Centro e logo no caminho desviamos para Cacupé, adorei, lembra um pouco o nosso litoral norte de São Paulo.

Canasvieiras

Praia dos Ingleses
                          




                                                                                                                                                             
Bom, então fomos ao Centro em direção ao Mercado Municipal, estava fechado...demos um passeio pela orla e rumamos para Lagoa da Conceição e Joaquina e depois voltamos pro hotel.   

No jantar fomos à caça de petiscos regionais,

Em Cacupé, começa o roteiro gastronômico e quem for à Floripa, não pode deixar pelo menos de comer Ostras Gratinadas . Fomos ao restaurante Zé do Cacupé, onde nos deliciamos com pastéis de camarão e as maravilhosas ostras gratinadas, acompanhadas com uma caipiroska ou uma cervejinha. Que tal?


Fomos para o centro para procurar o prato principal, mas eu queria dessa vez um mexicano...não deu lotadíssimo! Descobrimos a Pizza na Pedra, muito boa !

Pizza Na Pedra

Chuva e friozinho, mas mesmo assim andamos um pouco pelo shopping de Jurerê . Faltou conhecer a Sanduicheria da Ilha , mas fica pra próxima.

Um pouco de curiosidade sobre a Ilha...Lendas e Mitos
Ilha de Santa Catarina traz, junto com sua história, as lendas de um lugar encantado e misterioso. São lendas que falam de reuniões de bruxas, bruxas que atacam pescadores, que roubam barcos, bruxas que bailam dentro de tarrafas de pescaria e de vassouras bruxólicas.

"Ilha rodeada pelo incomensurável, o desconhecido que atrai e assusta, batendo furioso contra as rochas e transportando as bruxas em suas viagens noturnas sobre vassouras ou em baleeiras roubadas dos pescadores."

As lendas contam sobre dois tipos de bruxas: a terráquea, bruxa por opção própria, e a espiritual, predestinada, devido ao fato de ser a primeira ou a sétima filha de um casal sem varões. De acordo com a tradição, para se evitar essa maldição, a irmã mais velha deve batizar a mais nova.

Passeios:
Antigo Palácio do Governo, constitui por si só um verdadeiro Museu - exemplar da arquitetura eclética do século XIX, detentor de um acervo valioso, representativo da memória política barriga-verde, com mobiliários, obras de arte, objetos e documentos oficiais e particulares.
Praça XV de Novembro, 227 - Centro. Telefone: 3028-8091.
Horário de Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h

Sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, onde nasceu Victor Meirelles de Lima, uma das maiores expressões da arte brasileira. Além de obras do célebre pintor, o museu também apresenta exposições periódicas de artistas catarinenses.
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro. Telefone: 3222-0692.
Horário de Visitação: De terça a sexta-feira, das 13h às 18h

Um comentário:

Matheus disse...

Aninha,amei seu blog,que delícia de viagem.Aprendi muitas comidas novas lendo o texto de Floripa!nota 1000!!!!bjs.