Todas as células do organismo necessitam de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Por sua vez, a queima do oxigênio pelas células (oxidação) libera moléculas de radicais livres, que apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar rapidamente a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias. Porém, as célulasexpostas a dezenas de ataques de radicais livres por dia têm enzimas protetoras que reparam 99% do dano por oxidação. Sendo assim, o organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do metabolismo do oxigênio. Mas essa oxidação que ocorre dentro do nosso corpo devido aos processos metabólicos não é a única fonte de radicais livres. Existem fatores externos que podem contribuir para a formação de um excesso de radicais. Confira a batalha entre radicais livres e antioxidantes.
Fonte: A revista Nestlé com você, muito me encanta e tiro várias matérias de lá. Esta que você acabou de ler é do mês de março de 2010 . Quer saber mais? http://www.nestle.com.br/ , Transformando Ciência em Benefícios para o Consumidor" (publicação Nestlé) e Jocelem Salgado, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, (http://www.jocelemsalgado.com.br/)
Esse é o blog da Aninha, mãe que gosta de curtir a vida e passar tudo que é de bom para as pessoas, como viagens, cultura, folclore e informação... em fim, um pouco de tudo você vai ver aqui... Não sou jornalista, as matérias aqui colocadas são de revistas, internet e de amigos profissionais, portanto sempre coloco a fonte de onde tiro a informação. Entre e se divirta, aproveite e deixe um comentário sobre o que achou do blog !
Instagram: @projetoporumavidasaudavel
Twitter: ANADELFS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário