Atualmente são considerados padrões de uma face bela e jovem:- conformação suave, com contorno arredondado,
- proeminências malares salientes,
- face levemente afilada e encovada
- linhas mandibulares suaves e bem definidas,
- proporcionalidade de 1:1:1 entre os terços superiores, médios e inferior.
Essa situação é definida como “triângulo da beleza” em que a face assume a forma de um triângulo com o ápice votado para baixo.Com o processo de envelhecimento, em que ocorrem à absorção de gordura principalmente do 1/3 médio e pálpebras inferiores, flacidez da pele e muscular, frouxidão de tendões e ligamentos, e reabsorção óssea, observa-se o triângulo reverso, em que o ápice encontra-se no alto, e o rosto assume a forma de um triângulo de base larga ou de um quadrado. Podemos então notar:
- olhos caídos com pitose da porção lateral dos supercílios e rebaixamento da sobrancelha.
- flacidez malar com queda da pele, alargando a face nas regiões laterais e inferiores e tomando a linha mandibular.
- acentuação dos sulcos nasogênianos e rugas de marionetes.
- afilamento dos lábios
- queda da ponta do nariz
Hoje em dia dispomos de varias técnicas que aliadas promovem a restauração do volume e da proporcionalidade facial, sendo a harmonia a chave do sucesso para criar um resultado natural, adiando assim a necessidade de uma cirurgia plástica.
O rejuvenescimento global da face inclui:
- aplicação de peelings e ou laser para clarear manchas, melhorar textura poros e cicatrizes, bem como rugas estáticas, já marcadas na pele.
- alem desses, os equipamentos de radiofreqüência e infravermelho causam a contração do colágeno e estimulam a síntese de novas fibras melhorando a flacidez.
- correção de rugas dinâmicas (de expressão) através da toxina botulinica tipo A (Botox®, Dysport®) cujas indicações incluem: “pés de galinha”, rugas da região frontal (testa) e glabelar (entre as sobrancelhas), elevação das sobrancelhas e ponta nasal, correção do sorriso gengival, elevação do ângulo da boca, redução das rugas periorais e do queixo com aspecto de “casca de laranja”.
Alem destas, hoje podemos modificar o contorno facial inferior através da aplicação da toxina botulinica nas bandas do músculo platisma (pescoço) conhecido como Nefertite Lift.
- para restauração do volume facial são realizados: lipoaspiração para retirar a gordura em áreas de acumulo como nas bolsas infrapalpebrais, na região submentoniana (papada) e no terço inferior (bulldog face), abaixo do ângulo da boca e para deixar o rosto levemente encovado.
- a reposição de volume nas áreas em que houve absorção de gordura e óssea pode ser realizada com a própria gordura autóloga ou através de preenchedores, sendo o mais utilizado o acido hialuronico. Podem ser realizados:
- na região superciliar para elevação da sobrancelha especialmente na sua posição caudal;
- nos sulcos infraorbitários para reduzir a depressão linear obliqua, que se forma a partir do ângulo interno do olho, acentuando as olheiras e o ar de cansado.
- na região malar e sulco nasogeniano cuja perda de volume causa aspecto de envelhecimento.
- remodelagem do nariz
- na região bucal para reposição do volume labial recuperando o contorno, filtro nasolabial e “arco cupido”, alem das rugas periorais (“código de barras”)
- na região mentoniana (queixo) e ângulo mandibular para melhorar o contorno do rosto.
Desse modo, essa associação de técnicas é o que há de mais moderno para o rejuvenescimento facial. Nós médicos percebemos que não basta apenas remover o excesso de pele (flacidez) através do lifting facial, mas é necessário tratar todos os tecidos e readequar os volumes faciais, já que a face literalmente” murcha”.
Como perspectiva para o futuro aguardamos o desenvolvimento de preenchedores mais duradouros como talvez através da utilização das células tronco, já que o ácido hialurônico tem sua duração limitada (entre doze a dezoito meses) e a gordura autóloga tem uma porcentagem de reabsorção variável de individuo para individuo.
Dra. Camila Caitano – dermatologista - CRM 97022
Dr. Marcelo Caitano – dermatologista - CRM 108587
Dr. Mario Rubiniak – cirurgião Plástico – CRM 87563
Nenhum comentário:
Postar um comentário