Mudanças: Controle de doenças a fazer de sua vida uma trilha sonora, tudo para o bem de sua saúde e qualidade de vida.Você sabia que o diabetes é uma das principais doenças do mundo?
CONTROLANDO O DIABETES:O Diabetes é uma desordem metabólica determinada geneticamente com deficiência total ou parcial de insulina e que na sua expressão clínica é caracterizada por alterações metabólicas e complicações vasculares e neuropáticas.
Ela aparece quando há um aumento descontrolado das taxas de glicose no sangue e é uma das causas de doenças cardiovasculares.
Conheça os dois tipos da doença:Diabetes tipo 1- surge antes dos 30 anos de idade, quando o corpo não consegue mais produzir insulina (hormônio que reduz o teor de glicose no sangue).
Por isso, quem tem esse problema precisa repor a insulina para viver.
Jovens com diabetes tipo 1 costumam emagrecer e têm sintomas repentinos, como aumento do apetite, sede e urina.
Diabetes tipo 2- afeta 80% do total de pessoas com a doença e está muito ligada à obesidade. Nesse caso, o organismo não reconhece a insulina e para de produzi-la.
Entre os sintomas estão suor frio, sede, palpitações, cansaço, fome, ganho ou perda de peso repentino, dificuldade na cicatrização, visão embaçada e aumento da urina.
Controla-se o diabetes equilibrando o teor de carboidratos (açúcar, massa, álcool), além de medicamentos. Ambos ajudam a regular a quantidade de glicose no sangue.
Açúcar e mel devem ser substituídos por adoçantes e produtos dietéticos. Bolos e biscoitos doces também não são a melhor pedida. Massas e pães até podem ser consumidos, mas com moderação.
Verduras, frutas, cereais integrais e leguminosas são indicados por causa das fibras, que fazem bem.
É aconselhável fazer de quatro a seis refeições por dia, evitando o jejum prolongado e as mudanças do nível de glicose no sangue.
Qualquer atividade que faça mexer o corpo é bem-vinda. Ajuda a baixar o nível de glicose no sangue e deixa os músculos mais sensíveis à insulina.
O que você pode fazer para controlar a glicemia
Procure comer de cinco a seis vezes por dia, em pequenas quantidades.
Inclua alimentos com fibras nos seus pratos, como legumes, verduras, frutas e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico e soja).
Evite comer alimentos ricos em gordura saturada e colesterol.
Dose bem as carnes gordurosas, os embutidos e defumados.
Prepare os alimentos com óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola, azeite de oliva e margarina), margarina e temperos naturais (cebola, alho, ervas aromáticas, salsinha).
Use menos sal na comida.
Coma menos alimentos com carboidratos (arroz, massas, batata, mandioca, mandioquinha, pães e bolachas), incluindo apenas um tipo por refeição.
Prefira os integrais, que são absorvidos lentamente e evitam o aumento brusco d glicemia no sangue.
Prefira adoçante e doces dietéticos (menos aqueles à base de sacarina e ciclamato, que têm muito sódio).
Evite bebidas alcoólicas.
Beba água, chás, refrescos e suco de fruta diluído ou diet.
Faça exercícios todos os dias.Caminhadas diárias são bem vindas!
CONTROLANDO O COLESTEROL:O colesterol é essencial para a nossa vida e, em geral, é produzido pelo nosso próprio organismo. Está presente em alimentos de origem animal.
Tipos de colesterol:
LDL, o colesterol que faz mal:
Esse é o nome popular do colesterol ruim, abreviatura de lipoproteína de baixa densidade (do inglês low-density lipoproteins). Ele transporta lentamente a gordura pela corrente sanguínea, deixando seus rastros presos nas paredes das artérias. Esses rastros, quando acumulados, podem bloquear o fluxo de sangue, causando graves doenças no coração.
HDL, o colesterol que faz bem:
O nome completo desse colesterol bom é lipoproteína de alta densidade (do inglês high-density lipoproteins). Ele faz a manutenção da circulação sanguínea, levando o excesso de gordura para fora das artérias. Assim, diminui a formação de placas e a possibilidade de algumas doenças coronárias.
Ficar com o colesterol alto agrava o risco de ter doenças do coração. Mas nada que uma alimentação saudável e atividades físicas não resolvam.
Uma dica importante é reduzir alimentos que sejam ricos em gordura saturada, como carnes gordas, frituras, queijo amarelo, maionese, creme de leite, miúdos e manteiga. Tudo isso, em exagero, ajuda a aumentar o teor de colesterol no seu sangue.
Prepare um prato que vai deixar seu coração mais feliz, com alimentos sem gordura: Carnes magras, frango sem pele, peru, peixes, grãos, pães integrais, frutas e vegetais.
Algumas dicas:
- Comer diariamente alimentos que tenham de 20 a 30 gramas de fibras.
- Ler os rótulos dos produtos que você compra.
- Incluir no seu dia porções de aveia, cereais integrais, leguminosas, frutas e vegetais.
- Evitar usar na comida produtos que passam por processo de refinamento, como o açúcar refinado.
Cuide do seu peso com atividades físicas regulares.
Evite o consumo do tabaco e de bebidas alcoólicas, pois, além dos diversos males já amplamente conhecidos, também são responsáveis pelo aumento do colesterol.
E MAIS:
FAÇA DE SUA VIDA UMA TRILHA SONORA:Ouvir música é uma terapia, como faz bem.A música é um outro canal que utilizo em minha vida para controle do stress e ansiedades. Como é bom separar as músicas preferidas e relaxar no sofá.
Você também pode gravar sua trilha preferida no fim de semana e ouvir no carro, indo para o trabalho, ou passar para o celular e ouvir no ônibus, metrô,caminhadas. Se possível até no trabalho,o ambiente torna-se alegre.Traz uma energia boa.
Tomar um bom banho depois de um dia de trabalho é uma delícia, não é? Deixe o aparelho de som por perto e aproveite para ouvir a sua música preferida. Coisas que não tem graça de fazer podem ficar bem legais quando a gente ouve música.
Faça de suas refeições rituais inadiáveis.
Reserve ao menos 20 minutos para se alimentar, escolha lugares calmos, lembre-se de mastigar devagar e, acima de tudo, sinta o sabor dos alimentos.
Delicie-se! Seu desempenho profissional só tem a melhorar.
RELAXE COM O SILÊNCIO:É tão bom ficar quietinho em um canto, em silêncio.
Às vezes na hora do almoço,escolher um jardim para se sentar . Na ida ao restaurante ir olhando as vitrines das lojas.
E faça um caminho novo pra voltar para casa. Talvez tenha um café gostoso para você tomar por ali e curtir sua própria companhia.
Como faz bem!!!Voce chegará em casa de uma outra outra maneira,experimente!
O que importa não é se tornar uma pessoa 100% alternativa, mas viver em equilíbrio com diferentes emoções e ocasiões.
Que tal experimentar?
“O QUE VALE NA VIDA NÃO É O PONTO DE PARTIDA E SIM A CAMINHADA. .CAMINHANDO E SEMEANDO, NO FIM TERÁS O QUE COLHER” ( CORA CORALINA)
Por Marta Isabel Pedrosa - http://www.facebook.com/Marta.I.S.P
Nenhum comentário:
Postar um comentário