Como adoro aspargos, e sempre faço postagens com eles, finalmente achei alguém que explicasse detalhadamente os benefícios desse mágico alimento ! O Dr. Sorrentino é fantástico, e sempre nos passa de forma clara e bem explicada . Para nós leigos entendermos mais facilmente sobre qualquer assunto que seja... se tiverem oportunidade visitem o Facebook dele. Bom , espero que gostem dessa preciosa informação !
Rico em ácido fólico, betacaroteno, Magnésio, Manganês, Fósforo, fibras e vitamina C, B e K. Além disso, possui ação diurética e auxilia no combate aos radicais livres. 👍🏼Antioxidantes: glutationa, vitamina C, vitamina A (beta-caroteno), zinco, manganês e selênio
▶️Os aspargos são sabidamente marcados por suas propriedades diuréticas. Mas eles também contém nutrientes anti-inflamatórios, saponinas e flavonóides quercetina, rutina, laempferol e isoramnetina, que são poderosos no combate a artrite, asma, dores e doenças autoimunes.
▶️A ação antioxidante é alta devido à glutationa, principal antioxidante do corpo humano!
▶️Colaborando com a sua dieta e a sua digestão, a inulina, carboidrato presente, contribui com o crescimento de bifidobactérias e lactobacilos, duas bactérias que aumentam a absorção de nutrientes, e diminuem o risco de alergia, câncer, além de ajudar a evitar bactérias hostis de tomar posse em nosso trato intestinal modificando nossa microbiota, chave de nosso 2º cérebro (intestino).
▶️Um "copo" de aspargos contém mais de 11% da RDA de fibra dietética e de quase 10% da RDA de proteína (níveis diários recomendados). A fibra saudável e o teor de proteína de aspargos estabiliza a nossa digestão, inibe excessos, mantém uma baixa quantidade de açúcar no sangue e previne a constipação. E, finalmente, uma xícara de aspargos também contém apenas 43 calorias (apesar de que lembrem-se do que sempre digo: caloria nos diz muito pouco a respeito de qualidade alimentar).
▶️Eles ainda são uma excelente fonte de vitamina K, que promove a síntese da osteocalcina, proteína que fortalece os ossos. A vitamina K também impede o acúmulo de cálcio no nosso tecido, prevenindo a calcificações, doenças cardiovasculares e alguns tipos de tumores.
▶️O aspargo pode provocar um odor característico na sua urina, então não se assuste, o odor não possui geralmente nenhuma consequência nociva. Caso seja muito forte, você pode saber que está tomando muito pouca água durante o seu dia. As substâncias que provocam odor são um resultado do metabolismo de um de seus componentes, que contém enxofre. Cerca de 40% a 50% das pessoas produzem esses metabólitos e ficam com o cheiro da urina alterado, mas nem todas as pessoas conseguem perceber a diferença no odor: cerca de 60% das pessoas são insensíveis a ele.
▶️E pra finalizar: tudo isso se refere ao aspargo fresco, porque o aspargo em conserva já passou pelo processo de industrialização perda de nutrientes, e etc.....
Bom, essa parte você já sabe!!!
Por Dr. Victor Sorrentino, via Facebook